Pires Ferreira (CE): Marfisa Aguiar e outras 4 prefeitas foram reeleitas no CE


No último pleito municipal, em 2012, um total de 33 prefeitas haviam sido eleitas em território cearense. Em 2016, esse número caiu para 25 prefeitas eleitas.
Mas apesar da queda no número de prefeitas, esse ano serviu para consolidar algumas mulheres como lideranças políticas, pois das 25 eleitas, um total de 5 foram reeleitas.
Foram reeleitas: Mônica Aguiar (PDT) de Camocim, Ivonete Queiroz (PDT) de Cascavel, Fátima Gomes (PT) de Quixelô, Danieli Machado (PSL) do Cariri e Marfisa Aguiar (PDT) de Pires Ferreira (na foto).
Na cidade de Pires Ferreira, em 2004, o ex-professor e ex-vereador Marcos Camelo Marques foi eleito prefeito do município e assumiu em janeiro de 2005 para ser reeleito em 2008. Após dois mandatos, em 2012, o prefeito apoiou como sucessora a nora Maria Marfisa Lopes Aguiar que foi eleita e tornou-se a primeira mulher a comandar a prefeitura do município. Marfisa conseguiu outro feito, o de também ser a primeira prefeita reeleita, um feito alcançado no último dia 02 de outubro de 2016.
Em sua primeira campanha, Marfisa Aguiar sofreu para superar a rejeição da classe bairrista, já que ela não é natural do município de Pires Ferreira, pois sua família é da vizinha cidade de Reriutaba Após meses de uma exaustiva campanha eleitoral, tendo como adversário ex-prefeito Francisco das Chagas Torres Júnior (Torrim) que acabou impugnado e colocou um dos dois filhos em seu lugar. A nora do ex-prefeito Professor Marcos conseguiu ser eleita em 2012 e reeleita em 2016 derrotando o outro filho do ex-prefeito Torrim.
Os municípios
Já em Caridade, Hidrolândia, Ocara, São Luís do Curu e Varjota, as atuais prefeitas deixarão o cargo para ver outra mulher entrar em cena. Simone Tavares (PSD) passará a Prefeitura de Caridade para Amanda Lopes (PDT). Em Hidrolândia, a troca será entre Fátima Mourão (PSD) e Iris Martins (PDT).
A cidade de Ocara assistirá à transição de governo entre Vânia Lopes (PT) e Amália Pereira (PP). Em São Luís do Curu, a prefeita Danielle Nunes (PSDC) entregará a Prefeitura para Carol Ramalho (PR), enquanto que no município de Varjota a troca será entre Rosa Paulino (PMDB) e sua colega de partido Célia Rodrigues.
No Brasil, das 26 capitais, apenas uma será governada por uma mulher a partir de 2017: Boa Vista, em Roraima. Lá, a atual prefeita, Teresa Surita (PMDB), foi reeleita no primeiro turno do dia 2 de outubro. Em 2012, a peemedebista também foi a única mulher eleita para a Prefeitura de uma capital.
Com informações do Diário do Nordeste / Wikipedia
Adaptações: Netcina

Vereadora Socorrinha Brasileiro recebe as chaves do prédio que abrigará gabinetes dos vereadores

  A presidenta da Câmara de Vereadores de Sobral, Socorrinha Brasileiro, já está de posse das chaves do prédio do Instituto Vale do Acaraú (...