O Ceará já está com 81% de seus municípios em situação de emergência por conta da seca que afeta o estado há cinco anos.
O município de Ipu aparece na lista divulgada pelo Diário Oficial da União (DOU) em situação de emergência reconhecida nesta quarta-feira (23/11), pelo Ministério da Integração Nacional.
O principal reservatório do município o açude Bonito há meses encontrasse no volume morte, atualmente o município está sendo abastecido com o auxílio da Adutora de Engate Rápido que sai do Açude Araras para os municípios da região de Crateús.
Além de Ipu os municípios vizinho: Santa Quitéria, Hidrolândia, Guaraciaba do Norte, Varjota, Tianguá, Viçosa do Ceará e Sobral aparecem na lista. O Governo do Estado não descarta a possibilidade de haver racionamento de água no Ceará a partir de fevereiro de 2017.
Situação Hídrica no estado
Os 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), têm capacidade de armazenar 18,64 bilhões m³, mas apresentam volume total de 1,38 bilhão m³ (7,4%). Do tal de açudes, 40 estão completamente secos e 133 estão com volume inferior a 30% da capacidade de armazenamento.
Fonte: Ipu Notícias