Atleta olímpico da França, patinador nascido em Sobral se aposenta aos 25 anos

O único cearense a ter disputado os Jogos Olímpicos de Inverno – dono de uma história de vida marcante – já não vai ser mais profissional. Florent Amodio, nascido em 1990, na cidade Sobral, anunciou aposentadoria. O patinador representante da França fará a última apresentação entre os dias 25 e 31 de janeiro, no Campeonato Europeu da Eslováquia.

De origem humilde, gerado às margens do Rio Acaraú, o então Francisco Thiago dos Santos foi ‘dado’ a um casal de franceses quando ainda era bebê. A história veio à tona em 2010, nos Jogos de Inverno de Vancouver, no Canadá. Nessa mesma competição, foi o 12º lugar geral.

Campeão europeu em 2011, oito vezes o melhor patinador da França, Florent chegou a estrelar um curta-metragem chamado Progamme Libre, onde interpretou um adolescente com o nome de Gauthier. Além disso, participou das Olimpíadas de Inverno de Sochi 2014, na Rússia.

“Eu estive pensando sobre isso por um longo tempo. Após os Jogos Olímpicos em Sochi, eu decidi andar por mais dois anos, para eu tentar saber se conseguiria se qualificar para uma medalha nos Jogos. No entanto, a diferença está ficando maior”, revelou Amodio, que fez referências aos atletas mais jovens.

Patinador desde os quatro anos, Florent visitou o Brasil somente uma vez. Como não possui contato com brasileiros, também não fala português. Em uma das suas apresentações, o francês utilizou três músicas em referência ao país de nascimento: “Balada” (Gusttavo Lima), “Eu quero tchu, eu quero tcha” (João Lucas e Marcelo) e “Memories of Sobral” (música instrumental criada por Sébastien Damiani).

Fonte: Tribuna do Ceará

Vereadora Socorrinha Brasileiro recebe as chaves do prédio que abrigará gabinetes dos vereadores

  A presidenta da Câmara de Vereadores de Sobral, Socorrinha Brasileiro, já está de posse das chaves do prédio do Instituto Vale do Acaraú (...