Outros três seminários regionais no Interior também serão realizados em Juazeiro do Norte (09/11), contemplando municípios do Cariri e da região Centro-Sul, em Quixeramobim (10/11), atendendo ao Sertão Central, Sertão de Canindé, Inhamuns, Vale do Jaguaribe e Sertão de Crateús e em Fortaleza (11/11), englobando a Capital, Grande Fortaleza e cidades do Litoral Leste e Maciço de Baturité.
A realização do encontro obedece ao artigo 203 da Constituição Estadual (parágrafo 1°, inciso III), que determina a interiorização das discussões das peças orçamentárias, fazendo com que as prioridades sejam elencadas pelos próprios habitantes das microrregiões do Estado. Dessa forma, os seminários terão objetivo de aproximar ainda mais a Casa Legislativa dos seus representados. Conforme explica o deputado Ivo Gomes, “todo governo, inclusive o municipal, é obrigado a ter o PPA, que deve nortear os gastos públicos e os respectivos orçamentos anuais”.
O objetivo da AL é encaminhar LOA e PPA para a sanção governamental até o dia 16 de dezembro deste ano. A previsão orçamentária da LOA é de R$ 24,3 bilhões para o próximo ano, enquanto a do PPA é de cerca de R$ 16 bilhões no Ceará, ao longo dos próximos quatro anos. Ambos os projetos contemplam investimentos em áreas como saúde, educação, segurança e, em especial, em obras de recursos hídricos.