Cearense com metade do rosto deformado pede ajuda para pagar cirurgia


      Erivando Braga é um rapaz alegre e de bem com a vida. Quem lê isso não imagina o que ele passa. O jovem, de 26 anos, mora em Maranguape e tem uma síndrome congênita que faz com quemetade do seu rosto seja deformada. Sua família é humilde e não pode pagar a cirurgia e os tratamentos necessários.
      A doença foi catalogada como elefantíase (doença parasitária que afeta a circulação linfática e promove uma reação inflamatória nos vasos linfáticos, causando uma obstrução funcional). “Tenho isso desde que nasci. Não sinto dor nem nada, no momento não me atrapalha porque me acostumei”, explica Erivando.
     De acordo com Faci Braga, mãe de Erivando, a deformação era discreta na infância. “Com cinco anos já dava para notar. Foi crescendo juntamente com o crescimento dele”, esclarece a mãe.
      O rapaz fez tratamento durante 7 anos no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias). “Naquele tempo não tinha muito material. Hoje tenho vontade de renovar, e acho que teria um melhor tratamento, mas não temos condições”.
      Erivando trabalha como auxiliar mecânico, e Faci é desempregada. Apesar de todas as dificuldades, a mãe fala que o filho é muito alegre. “Graças a Deus isso não atrapalha a vida dele. Ele é feliz e está sempre sorrindo”, diz a mãe.
       Sione Braga, tia e madrinha de Erivando, fala do rapaz cheia de orgulho. “Ele é uma pessoa muito boa, de bom coração e carismático. Ele podia usufruir do problema para muita coisa, mas não. Ele trabalha, é altamente cooperador com as pessoas. É bem humano e tem a autoestima lá em cima”, diz.
(Fonte: Tribuna do Ceará)

Vereadora Socorrinha Brasileiro recebe as chaves do prédio que abrigará gabinetes dos vereadores

  A presidenta da Câmara de Vereadores de Sobral, Socorrinha Brasileiro, já está de posse das chaves do prédio do Instituto Vale do Acaraú (...