Santa Casa realiza primeira cirurgia laparoscópica para câncer de Próstata no interior do Ceará

Na Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) é possível testemunhar o uso rotineiro da laparoscopia em algumas situações como cirurgias para retirada de vesícula biliar e procedimentos ginecológicos. No mês de setembro desse ano, foi realizada a primeira Prostatectomia laparoscópica para câncer de próstata no Hospital Santa Casa de Sobral.  

A extração cirúrgica da próstata nos casos de câncer (Prostatectomia Radical) é uma das cirurgias laparoscópicas de maior destaque na urologia, tanto por ser o segundo câncer em número de casos em homens por todo o mundo, perdendo apenas para o câncer de pele, como também pelos benefícios que essa técnica pode trazer ao tratamento dessa doença. Realizada pela primeira vez entre 1992 e 1997 por Dr.Schuessler,  a prostatectomia radical laparoscópica vem sendo aperfeiçoada a cada dia.
Hoje é um procedimento bem padronizado e com resultados oncológicos (de cura) iguais a cirurgia tradicional aberta. Nos Estados Unidos, cerca de 90% das cirurgias para câncer de próstata já são realizadas através de laparoscopia. Esses números também vem crescendo em várias partes do mundo, principalmente na Europa e em países como o Brasil.

O sangramento é três vezes menor que na cirurgia aberta, e o tempo que o paciente fica com sonda é reduzido em duas a três vezes. A peça cirúrgica da próstata e das vesículas seminais é retirada pelo umbigo. O período de internação e dores no pós-operatório também são reduzidos significativamente, o que permite o mais rápido retorno às atividades diárias habituais.

(Blog Encontro com a Saúde)

Vereadora Socorrinha Brasileiro recebe as chaves do prédio que abrigará gabinetes dos vereadores

  A presidenta da Câmara de Vereadores de Sobral, Socorrinha Brasileiro, já está de posse das chaves do prédio do Instituto Vale do Acaraú (...