Queiroz Filho aponta impactos do Programa Médico da Família Ceará


Deputado Queiroz Filho


O deputado Queiroz Filho (PDT) comunicou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (11/04), que o Programa Médico da Família Ceará vai receber 140 profissionais para atuar nos postos de saúde de Fortaleza, a partir de maio. O projeto, regulamentado por lei no Estado em março, foi criado para preencher vagas deixadas por profissionais do extinto “Mais Médicos”.

Para o parlamentar, o programa Médico da Família vai permitir, junto com a Escola de Saúde Pública do Ceará, a capacitação e qualificação de profissionais para fortalecer a atenção primária e o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Desde o fim do programa Mais Médicos, a Prefeitura de Fortaleza instituiu esse programa, que agora foi ampliado para a esfera estadual, tendo como objetivo minimizar os efeitos causados pelo fim do Mais Médicos e reforçando os cuidados com a saúde pública do Ceará”, salientou Queiroz Filho.

O deputado também destacou o anúncio feito pelo Ministério da Saúde, na última terça-feira (09/04), de que os postos de saúde do País podem ter o seu horário de atendimento prorrogado. A medida teria como objetivo facilitar o acompanhamento de saúde, principalmente de pessoas que trabalham fora.

“Este anúncio estimula que os municípios brasileiros possam ter os seus postos de saúde funcionando até as 19h, por exemplo, o que é muito importante para quem precisa ter um tempo a mais ao se dirigir a essas unidades”, acrescentou o parlamentar.

Ele parabenizou ainda a iniciativa do presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Washington Luis Bezerra, de convidar deputados estaduais cearenses para conhecerem as ações programadas pela Corte para agilizar o Judiciário do Estado.

“Louvável essa iniciativa, de estabelecer esse diálogo contínuo entre os poderes Legislativo e Judiciário, para que possamos ouvir as ideias e propostas que visem a celeridade dos processos judiciais”, avaliou Queiroz Filho.

Em aparte, a deputada Erika Amorim (PSD) informou que a Comissão de Infância e Adolescência da Casa lançou campanha referente a um valor solidário na declaração de Imposto de Renda. “Nesse período, propomos que seja destinado parte desse imposto para o Fundo da Criança e do Adolescente”, comentou.

O deputado Leonardo Pinheiro (PP) considerou que um dos maiores gargalos da saúde pública brasileira é o seu subfinanciamento. “Não existe uma fonte federal de financiamento da saúde, e uma saúde de qualidade demanda muitos recursos”, pontuou.

Já o deputado Osmar Baquit (PDT) exaltou o compromisso que a atual gestão municipal de Fortaleza tem com a população. “O prefeito Roberto Cláudio é um exemplo de grande administrador, e já fez parte de grandes conquistas da nossa Capital”, opinou.

Vereadora Socorrinha Brasileiro recebe as chaves do prédio que abrigará gabinetes dos vereadores

  A presidenta da Câmara de Vereadores de Sobral, Socorrinha Brasileiro, já está de posse das chaves do prédio do Instituto Vale do Acaraú (...