A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará homologou, na sessão desta terça-feira, 24/5, o último processo de revisão eleitoral com biometria do ciclo 2017/2018. Trata-se do processo referente ao município de Caucaia, último a finalizar a biometria, no dia 23/3, após prorrogação do prazo.
Em Caucaia, 200.449 eleitores já foram recadastrados, o equivalente a 86% do eleitorado. Entretanto, mais de 32 mil cidadãos podem ter seus títulos cancelados, caso não regularizem a situação até 9 de maio.
Todos os outros processos de revisão eleitoral já haviam sido aprovados pelo TRE, por unanimidade, referentes aos outros 66 municípios que participaram da biometria obrigatória em 2017 e 2018. À época do encerramento da biometria, o melhor percentual foi alcançado em Palhano, com 91% dos eleitores biometrizados.
A partir da homologação, ficaram oficialmente cancelados os títulos dos eleitores que não compareceram aos postos de atendimento para fazer a identificação biométrica. O prazo para que esses eleitores regularizem a sua situação perante a Justiça Eleitoral termina no próximo dia 9 de maio.
Ao apresentar o balanço dos trabalhos à Corte do TRE-CE, o corregedor regional eleitoral, desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, destacou a importância das audiências inaugurais da biometria nos municípios e atribuiu os bons resultados ao envolvimento total de servidores, magistrados e administração do tribunal.
Ao todo, foram realizadas 37 audiências públicas, nas quais equipes lideradas pela Corregedoria percorreram as zonas eleitorais e apresentaram a políticos, servidores municipais, professores, estudantes e agentes de saúde detalhes sobre o Projeto Biometria.
"Nessas audiências eram repassadas informações importantes sobre os procedimentos da biometria e respondidas todas as dúvidas apresentadas. Os juízes eleitorais realizaram também um ótimo trabalho e, juntamente com as equipes dos cartórios eleitorais, nos auxiliaram no cumprimento das metas", concluiu o desembargador Haroldo Máximo.
O TRE já atingiu o objetivo previsto para o Estado do Ceará, com 75% do eleitorado recadastrado, antes do fechamento nacional do cadastro, que será no próximo dia 9 de maio.
Com informações do TRE