Vereador Viçosense é brutalmente agredido no exercício da função por comissionado da atual gestão

28795955_1985680135014991_7568182978378080972_n
Foto: assessoria do vereador Daniel Lima
No último dia 9 de março de 2018 (sexta-feira), o vereador Daniel Lima esteve no distrito de Quatiguaba, zona rural de Viçosa do Ceará, para averiguar queixa da população de que a Praça Mais Infância, construída e inaugurada pelo Governo do Estado no dia 6 de fevereiro de 2018, estaria fechada e só era aberta de acordo com a vontade de um morador da localidade chamado Joab Rodrigues do Amaral. Em alguns dias a praça nem era aberta.
DECRETO_037_2017_0000001_EDITR
Decreto de nomeação do Sr. Joab Rodrigues do Amaral

DOCUMENTO 10002 EDIT
Detalhe do ofício nº 127/2017-SEAGRI
Dias antes, crianças e jovens do local fizeram uma manifestação diante da praça fechada.
IMG-20180311-WA0052
Foto: divulgação/Facebook
Às 11:20 da manhã, o vereador fez um vídeo em frente à praça fechada e tentou abrir o portão com o auxílio de uma serra. Neste momento, o Sr. Joab, ocupante do cargo comissionado de Coordenador Geral de Mercados e Matadouros da Secretaria de Agricultura e Extensão Rural de Viçosa do Ceará, com horário de trabalho das 07:30 às 12:00h e das 13:30 às 17:00h, no Mercado Central (sede do município), que está com a Carteira Nacional de Habilitação vencida, chegou ao local dirigindo um carro da Secretaria Municipal de Educação.

Iniciou-se uma discussão e o nomeado da gestão do prefeito José Firmino partiu para agressão física desferindo vários socos no vereador Daniel Lima que, conforme pode ser comprovado pelo vídeo adiante, não reagiu a nenhum dos ataques.

Depois do Sr. Joab, sua esposa, Maria Laíza Araújo, foi quem partiu para agressão contra o vereador. A Sra. Laíza é uma das alunas integrantes do curso de Pós Graduação em Gestão Escolar, ofertado pela Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará em parceria com o Conselho Estadual de Educação para professores do município, no entanto, á mesma não ocupa o referido cargo, em detrimento destes profissionais efetivos que há muito tempo sonham com uma especialização e não têm oportunidade ou m esmo condições financeiras para fazer.
RELAÇÃO_ALUNOS_PÓS_GESTÃO-VER_DANIEL_LIMA-5
Em seguida, o comissionado da Prefeitura de Viçosa colocou sua mãe e sua esposa no carro da Secretaria de Educação e saiu do local dirigindo em alta velocidade.
Após sofrer agressões do Sr. Joab e da Sra. Laíza, o vereador Daniel Lima refugiou-se numa residência e alguns amigos dos agressores se aglomeraram na frente do imóvel gritando que iriam linchar o parlamentar. Diante das ameaças, o vereador só consegui sair do local com escolta policial sob o comando do Tenente Antônio Marcos.

O mesmo foi conduzido à delegacia do município onde registrou ocorrência por lesão corporal dolosa e depois se submeteu a exame de corpo de delito no Núcleo de Perícia Forense da Região Norte, no município de Sobral, por conta dos hematomas e escoriações no rosto, pescoço e clavícula.
28959077_1985718015011203_1846647050919967654_n
Foto: assessoria do vereador Daniel Lima
No dia seguinte, o Tenente Antônio Marcos fez reunião no local, com a participação da comunidade e do Presidente da Câmara Municipal Eranildo Xavier, Primeira-Secretária Neurimar Siqueira, Segunda-Secretária Lucinete Brito e os vereadores Daniel Lima, Ediomar Carvalho e Toinho. A vice-presidente da Câmara Municipal Neide Pereira, cujo filho é médico terceirizado da Prefeitura de Viçosa do Ceará e a filha e sobrinhos ocupam cargos comissionados na gestão, além de terem sido agraciados com o curso de pós-graduação em gestão escolar, não compareceu.

O Tenente determinou que a praça fosse aberta das 7:00 da manhã ao meio-dia e das 16 às 23 horas e que fará rondas periódicas no local. Afirmou que se encontrar a praça fechada fora do horário determinado, ele mesmo irá quebrar o cadeado. O Presidente do Poder Legislativo, Eranildo Xavier sugeriu que fosse feito uma reunião na segunda-feira com participação do Ministério Público, Poder Legislativo, Polícia Militar e Poder Executivo para que a Prefeitura provesse o cuidado do referido patrimônio público pela Guarda Civil Municipal de Viçosa do Ceará.
Os moradores de Quatiguaba finalmente podem usufruir da praça sem depender da boa vontade de comissionados da Prefeitura de Viçosa do Ceará. Como disse Castro Alves: “a praça é do povo”!
Por Daniel Lima

Vereadora Socorrinha Brasileiro recebe as chaves do prédio que abrigará gabinetes dos vereadores

  A presidenta da Câmara de Vereadores de Sobral, Socorrinha Brasileiro, já está de posse das chaves do prédio do Instituto Vale do Acaraú (...