STF decide que planos de saúde devem reembolsar o SUS, uma luta de Danilo Forte no Pacto Federativo



Na quarta-feira (7) o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, por unanimidade, que as operadoras de planos de saúde devem reembolsar o SUS quando os clientes realizarem tratamentos na rede pública. O deputado Danilo Forte (DEM-CE) que no Pacto Federativo esteve à frente da luta pela manutenção da regra, explica os benefícios que podem ser gerados com a decisão.

“Não tem lógica o plano receber pagamento por serviços prestados pelo Estado. Esse funcionamento só enriquece as empresas privadas às custas das finanças públicas. A decisão é uma das maiores vitórias do municipalismo brasileiro, pois as operadoras ganham recursos na ordem de R$ 4,99 bilhões em função do não repasse dessa verba que, agora, voltará ao caixa dos municípios e Estados onde os serviços foram prestados, possibilitando mais investimentos na saúde da população”, explica o parlamentar.

De acordo com dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), entre 2000 e 2017 foram identificados 4,51 milhões de atendimentos no SUS de usuários de planos de saúde passíveis de ressarcimento.

Vereadora Socorrinha Brasileiro recebe as chaves do prédio que abrigará gabinetes dos vereadores

  A presidenta da Câmara de Vereadores de Sobral, Socorrinha Brasileiro, já está de posse das chaves do prédio do Instituto Vale do Acaraú (...