O deputado federal Danilo Forte (PSB-CE) visitou hoje pela manhã a Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE), ocasião em que participou do encontro que reuniu o prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, a vice-prefeita, Lívia Arruda, vereadores e secretários municipais, acolhidos pelo secretário de assuntos Internacionais do Governo do Estado do Ceará, Antônio Balhmann, e pelo presidente da ZPE, Mário Lima Júnior. A audiência foi proposta pelo deputado cearense no sentido de aproximar a nova gestão municipal e o legislativo com a distrito industrial instalado, em parte, no município.
"O esforço do desenvolvimento do Ceará passa sem dúvidas por Caucaia, que divide com São Gonçalo do Amarante a brilhante oportunidade de acolher a ZPE, gerando emprego e renda para o município através do recolhimento de impostos e criação de mão de obra", destacou Danilo Forte, membro da Comissão de Constituição e Justiça e da Cidadania da Câmara dos Deputados, que recentemente aprovou a admissibilidade da lei de modernização das ZPEs, ampliando incentivos à empresas brasileiras de serviços e maior porcentagem dos produtos importados.
"A prefeitura e a Câmara precisam estar com os olhos voltados à qualificação dos nossos jovens e de projetos sociais às famílias que moram nas proximidades da ZPE", disse Danilo, pontuando o aumento de ICMS a ser gerado para Caucaia e oportunidades de negócios, graças à proximidade com o canal do Panamá como vantagens à localização da ZPE Ceará. De acordo com Antônio Balhmann, atualmente o número de trabalhadores na ZPE é 20%, prospectando crescimento.
Atualmente a ZPE Ceará conta com quatro empresas em funcionamento: White Martins, a americana Phoenix, a Vale Pecém e a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).