Cerca de 100 mil pessoas são transportadas diariamente sem pagar um centavo nos coletivos do município do Eusébio, na região metropolitana de Fortaleza.“É o único município do país onde a prefeitura banca o transporte público para toda população, seja rico, classe média ou pobre”, explica o prefeito Acilon Gonçalves, que está no terceiro mandato e sempre eleito com cerca de 90% dos votos.
Além de toda população usufruir gratuitamente dos coletivos, os 16 mil alunos das escolas públicas e particulares também desfrutam de transporte escolar grátis, onde os ônibus pegam os alunos na porta de casa. “Esse transporte sai barato, se olharmos o resultado na área das educação, onde é alta a frequência e temos os melhores indicadores da educação do Ceará e um dos melhores do Brasil”, disse Acilon.
Esse investimento não atinge 1% da receita do município e as pessoas se sentem tranquilas, sem se preocupar com dinheiro para o transporte e os empresários também são beneficiados porque não precisam comprar vale transporte.