ATENÇÃO RERIUTABA - PAGAMENTO DO AUXÍLIO FINANCEIRO MUNICIPAL
Pires Ferreira: Governo municipal conclui obras da passagem molhada que liga a localidade de Marruás dos Rosas a Marruás dos Paivas.

Coreaú: Prefeitura de Coreaú realizará hoje grande Arraiá da Vacinação

A Prefeitura de Coreaú, através da Secretaria de Saúde, realizará um arraiá de vacinação contra a Covid-19.
Pires Ferreira: Prefeitura Municipal de Pires Ferreira realiza Arraiá da Vacinação
Feira do Aprazível terá retorno às atividades nesta sexta-feira 2 de Julho
A Associação dos Feirantes de Aprazível publicou uma nota oficial nas rede sociais da Feira do Aprazível tratando sobre o retorno das atividades que acontecerão a partir desta sexta - feira 2 de Julho.
Na nota, a associação destaca que o retorno das atividades terão todos os cuidados sanitários que constam no decreto estadual sobre o uso da máscaras e álcool em gel além do distanciamento social e da limitação da capacidade que será de 50%.
O horário de funcionamento da feira será no mesmo, a partir das 5 horas da manhã.
por blog Aprazível
Terceira dose da vacina AstraZeneca se mostra promissora como reforço
Governo de SP pagará seis parcelas de R$ 300 a quem perdeu parente por Covid-19
por robson pires
Arrecadação federal bate recorde em maio e é a maior em 27 anos
A arrecadação federal atingiu R$ 142,1 bilhões em maio, melhor resultado para o mês da série histórica do governo, iniciada em 1995. O dado foi apresentado nesta terça-feira (29) pela Receita Federal.
Na comparação com o mesmo mês de 2020, a alta de receitas foi de 69,9%, já descontada a inflação do período. Mesmo em relação a abril de 2019, antes da pandemia do coronavírus, a comparação mostra um resultado 14% melhor.
A partir de março de 2020, com o início da crise sanitária, cidades aplicaram medidas restritivas e de isolamento social com o objetivo de minimizar a disseminação do vírus.
Além dessas ações, que fecharam comércios e reduziram fortemente a arrecadação no ano passado, o governo adiou os prazos de vencimento de tributos para aliviar o caixa das empresas.
Neste ano, a taxa de isolamento social nas cidades está menor. O número de impostos adiados foi mais baixo e a quantidade de empresas que optaram pela suspensão de pagamento também foi reduzido.
Por causa desses fatores, a base de comparação com 2020 é muito baixa, o que explica a diferença expressiva dos resultados para o mês.
Folha de São Paulo
Relator apresenta parecer favorável ao voto impresso e auditável
O deputado Filipe Barros (PSL-PR) leu um parecer que torna obrigatórias a adoção do voto impresso e a impressão de cédulas em papel na apuração dos votos. O relatório foi apresentado na comissão especial da Câmara sobre o tema nesta segunda-feira (28).
A proposta é bandeira de Bolsonaro, que alega fraudes na urna eletrônica. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, é contra a mudança, mas disse que irá adotá-la, caso o Congresso aprove. No fim de semana, 11 partidos se posicionaram contra o voto impresso.
“Enquanto estiver em andamento o processo de implantação, a apuração nas seções eleitorais equipadas com módulo impressor será realizada, exclusivamente, com base nesses registros. Nas demais seções eleitorais em que registro impresso do voto não estiver ainda implementado, a apuração ocorrerá com base nos registros eletrônicos”, diz o texto do relator. A proposta prevê que a apuração seja feita imediatamente após o fim da votação, em cada seção eleitoral.
O parecer de Barros só deverá ser votado nas próximas sessões e tem como base a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), da deputada Bia Kicis (PSL-SP). Após essa fase, o texto ainda precisa ser aprovado em dois turnos no plenário da Câmara e depois no Senado. Para que a mudança seja válida para as eleições de 2022, todas essas etapas necessitam ser concluídas até no máximo um ano antes das eleições, ou seja, em outubro deste ano.
Terra Brasil Notícias
Esquema misto com uma dose da AstraZeneca e outra da Pfizer 4 semanas depois produz melhor resposta imunológica, diz estudo da Universidade de Oxford
Um esquema misto de vacinas contra Covid-19, em que uma dose da Pfizer é administrada quatro semanas após uma dose da AstraZeneca, obtém melhor resposta imunológica do que dar o reforço com a própria AstraZeneca, mostra estudo da Universidade de Oxford divulgado nesta segunda-feira.
A pesquisa, chamada Com-COV, comparou esquemas mistos de duas doses das vacinas Pfizer e AstraZeneca e descobriu que, em qualquer combinação, elas produziram altas concentrações de anticorpos contra a proteína spike do Coronavírus.
Os dados apoiam a decisão de alguns países europeus que começaram a oferecer alternativas à segunda dose da AstraZeneca depois que a vacina foi associada a coágulos sanguíneos raros.
Matthew Snape, professor de Oxford responsável pelo estudo, disse que a descoberta poderia ser usada para dar flexibilidade ao lançamento de vacinas, mas ainda não é suficiente para recomendar uma mudança mais ampla dos cronogramas clinicamente aprovados.
“É certamente encorajador que essas respostas de anticorpos e células T pareçam boas com os esquemas mistos”, disse. “Mas acho que o padrão deve permanecer, a menos que haja uma boa razão em contrário, para o que está provado que funciona”, acrescentou Snape referindo-se aos esquemas de vacinas que usam a mesma marca e foram avaliados em testes clínicos.
A maior resposta de anticorpos foi observada em pessoas que receberam duas doses da vacina Pfizer, com ambos os esquemas mistos produzindo melhores respostas do que duas doses da vacina AstraZeneca.
Uma dose de AstraZeneca seguida pelo reforço com a Pfizer produziu melhor resposta de células T e também uma resposta de anticorpos mais alta do que a Pfizer seguida pela AstraZeneca.
Os resultados foram para combinações de vacinas administradas em intervalos de quatro semanas e envolveram 830 participantes.
O Com-COV também está analisando esquemas mistos ao longo de um intervalo de 12 semanas, e Snape observou que a dose da AstraZeneca é conhecida por produzir uma resposta imunológica melhor com um intervalo mais longo entre as doses.
No Reino Unido, as autoridades sugeriram um intervalo de 8 semanas entre as doses da vacina para maiores de 40 anos e um intervalo de 12 semanas para outros adultos.
“Dada a posição de abastecimento estável do Reino Unido, não há razão para alterar os calendários de vacinas neste momento”, disse o vice-chefe médico da Inglaterra, Jonathan Van-Tam, acrescentando que os dados em um intervalo de 12 semanas influenciariam futuras decisões sobre a implementação programa.
Mais de 80% dos adultos no Reino Unido já receberam uma dose de vacina contra Covid-19 e 60% receberam duas doses.
O Globo
Exército avisa ao STF que sigilo de Pazuello é “assunto interno”
Em manifestação enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), o comando do Exército avisou que a decisão de decretar sigilo de 100 anos no processo contra o ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, é um “assunto interno”. Além, a instituição pediu ainda que a ministra Cármen Lúcia, relatora do caso, rejeite uma ação apresenta por partidos de oposição contra a medida.
A ação contra o sigilo foi movida pelo PT, PCdoB, PSOL e PDT e pedia a suspensão do sigilo por considerá-lo uma “grave afronta” à democracia, à liberdade de informação e à moralidade administrativa.
O processo administrativo tratou da participação de Pazuello em um ato ao lado do presidente Jair Bolsonaro em maio. Após a apuração, o Exército decidiu não punir o general e decretou o sigilo alegando haver informações pessoais no processo.
Ao STF, a instituição explicou que “apenas cumpriu” o que determina a Lei de Acesso à Informação e que “não foi o administrador militar quem impôs a restrição de acesso ao documento, mas sim” a legislação.
O Exército apontou ainda que o “fundamento para um prazo tão dilatado para disponibilização de informações pessoais – cem anos – é que dificilmente a divulgação de informações constantes de arquivos, cadastros, banco de dados ou registros administrativos provocará danos à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem de determinada pessoa depois de passado um século”.
O documento foi assinado pelo coronel Marcelo Silva Rodrigues, chefe da assessoria para Assuntos Jurídicos do Gabinete do Comandante do Exército.
por robson pires
Justiça dá 15 dias para Witzel explicar falas na CPI questionadas por Flávio Bolsonaro
O juiz Ricardo Coronha Pinheiro, da 39ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, deu 15 dias para Wilson Witzel dar explicações sobre suas falas na CPI da Covid. Como a coluna informou, na sexta-feira, o senador Flávio Bolsonaro acionou o ex-governador na Justiça e pediu explicações sobre dois pontos de seu depoimento: uma citação a hospitais federais e outra que faz alusão à morte da vereadora Marielle Franco.
“Notifique-se o Interpelado para que apresente explicações no prazo de 15 dias”, escreveu o juiz.
Na peça assinada pelos advogados Luciana Pires, Rodrigo Roca e Juliana Bierrenbach, eles afirmam que as falas do ex-governador retratam delitos de calúnia, difamação e injúria.
A defesa do senador pergunta o pretendeu Witzel ao afirmar que “os hospitais do Rio têm dono” e apontam que, em reservado, o ex-governador disse a senadores que sua fala se referia a Flávio Bolsonaro. “Em que contexto um senador da República poderia ser dono ou ter alguma ingerência em hospitais federais em algum ente da federação”, questiona a defesa.
Os advogados também pedem explicações sobre a fala de Witzel de que “não é porteiro para ser intimidado”, fazendo alusão ao assassinato de Marielle Franco. O porteiro do condomínio de Jair Bolsonaro no Rio foi ouvido na investigação sobre o assassinato de vereadora. A frase foi dita por Witzel quando o relator da CPI, Renan Calheiros, disse à presidência da comissão que o ex-governador estava sendo constrangido por Flávio com seus questionamentos.
Em seu depoimento secreto à CPI previsto para as próximas semanas, Witzel vai mirar Flávio Bolsonaro e o governador do Rio, Cláudio Castro.
O Globo
MEC publica editais com datas do Sisu, Prouni e Fies do 2º semestre, e candidato poderá usar notas do último Enem
O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta segunda-feira (28) no Diário Oficial da União os editais com datas e regras para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e Financiamento Estudantil (Fies).
Os candidatos que fizeram o Enem 2020, em janeiro último, poderão usar as notas pela primeira vez. Isso porque, na seleção do 1º semestre desses processos, foram aceitas notas de edições anteriores.
Os desempenhos dos candidatos no Enem 2020 foram divulgados em março, após a abertura dos editais dos programas de acesso ao ensino superior. O atraso ocorreu devido ao adiamento do Enem, por causa da pandemia.
O Prouni e o Sisu só aceitarão as notas do Enem 2020. A edição teve alto índice de abstenção, mais da metade dos candidatos não foram fazer as provas. O edital do Fies prevê o uso das notas do Enem de 2010 a 2020.
Em maio, a pasta já havia divulgado as datas de previsão de abertura das inscrições. Os editais, agora, confirmam a informação.
Confira abaixo as datas:
Prouni: de 13 a 16 de julho
Fies: de 27 a 30 de julho
Sisu: de 3 a 6 de agosto
Embora em maio o MEC tenha informado o prazo de abertura das vagas remanescentes do Fies, o Diário Oficial desta segunda não traz informações sobre este processo específico. A previsão do ministério é que o processo ocorra de 8 a 10 de setembro e de 27 a 29 de outubro.
Prouni
O Prouni oferece bolsas de estudos para que estudantes possam arcar com o custo das mensalidades em universidades particulares. Há bolsas integrais, com o valor total, e parciais, de 50%.
As inscrições para o segundo semestre abrirão em 13 de julho e se encerram às 23h59 de 16 de julho. Serão aceitas somente as notas do Enem 2020.
Poderá concorrer à bolsa do Prouni quem:
Fez ensino médio em escola pública ou foi bolsista integral em escola particular
É estudante com deficiência, de escolas públicas e privadas
Não tem diploma de graduação
Fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020
Tirou 450 pontos na média das notas do exame
Não zerou na redação
Tem renda familiar mensal bruta por pessoa de até 1,5 salário mínimo, para bolsa integral
Tem renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos para bolsas parciais (50%)
Ser professor da rede pública trabalhando na educação básica – independente da renda
Após o resultado da primeira chamada, os candidatos precisarão apresentar, junto às instituições de ensino, os documentos que comprovem que se enquadram nos requisitos para concorrer ao benefício. Confira abaixo as datas anunciadas pelo MEC:
Prouni do 2º semestre de 2021:
Inscrições: 13 a 16 de julho
1ª chamada: 20 de julho
Comprovação das informações: 20 a 28 de julho
2ª chamada: 3 de agosto
Comprovação das informações: 3 a 11 de agosto
Inscrição na lista de espera: 17 e 18 de agosto no site http://siteprouni.mec.gov.br
Divulgação da lista de espera para as instituições de ensino: 20 de agosto
Comprovação das informações: 23 a 27 de agosto
Fies
O programa de Financiamento Estudantil (Fies) oferece crédito para estudantes pagarem as mensalidades em instituições privadas com juros zero ou variados, conforme a renda do candidato. As inscrições abrem em 27 de julho e se encerram às 23h59 de 30 de julho. O programa oferece financiamento com:
Juro zero: voltado a estudantes com renda mensal familiar de um a três salários mínimos;
Juros variados (P-Fies): direcionado a alunos com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.
O candidato poderá usar a nota do Enem desde a edição de 2010 até a de 2020. Confira abaixo as datas confirmadas pelo edital:
Fies do 2º semestre de 2021
Inscrições: de 27 a 30 de julho
Resultados (pré-selecionados): 3 de agosto
Complementar inscrição: 4 a 6 de agosto, no site http://fies.mec.gov.br
Convocação da lista de espera: 4 a 31 de agosto (quem não foi pré-selecionado na chamada única é automaticamente incluído na lista de espera).
Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes para vagas em universidades públicas. Mas, por causa da pandemia, o Sisu do primeiro semestre abriu antes da realização do Enem 2020 (que foi feito em março). Os candidatos puderam usar as notas de outras edições do exame.
No segundo semestre, a seleção abrirá em agosto. Nesta etapa, os candidatos só poderão usar as notas do Enem 2020. Para isso, o candidato não poderá ter zerado na redação nem ter participado da edição como “treineiro”.
Confira abaixo o calendário previsto:
Sisu do 2º semestre de 2021
Inscrição: 3 a 6 de agosto por meio do site http://sisu.mec.gov.br
Resultado: 10 de agosto
Período de matrícula: 11 a 16 de agosto
Inscrição na lista de espera: 10 a 16 de agosto
A divulgação da lista de espera por turno, curso e modalidade de concorrência deverá ser feita pelas instituições de ensino. O edital prevê que é responsabilidade do candidato acompanhar as páginas eletrônicas das instituições para não perder os prazos.
G1
Pfizer anuncia entrega de mais 2,4 milhões de doses esta semana
A farmacêutica Pfizer projeta entregar durante esta semana mais 2,4 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida junto com a BioNTech. Serão feitas três remessas ao Brasil, todas via Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP) O primeiro envio, com 528,8 mil imunizantes, está previsto aterrissar nesta terça-feira (29). Na quarta (30) e na quinta-feira (1º) chegarão mais dois lotes, com 936 mil doses cada um.
Até o momento, 17 lotes – totalizando 13 milhões de doses – foram enviados ao país. A farmacêutica garante que vai cumprir o cronograma de entrega total das 100 milhões de doses até o final de 2021.
No dia 20 de junho, o Brasil recebeu a primeira remessa de doses da vacina da Pfizer asseguradas pelo consórcio global Covax Facility (842 mil imunizantes). No início do mês, a Anvisa autorizou a aplicação deste tipo de imunizante para maiores de 12 anos, se tornando a única que pode ser aplicadas na faixa etária no Brasil.
por robson pires
Banco do Brasil anuncia R$ 135 bilhões para o Plano Safra 2021/2022
O Banco do Brasil anunciou, nesta segunda-feira (28), que destinará R$ 135 bilhões para o Plano Safra 2021/2022. O valor é 17% maior que o volume aplicado na safra anterior. A verba ampliará recursos para os produtores da agricultura familiar, médios, grandes, cooperativas rurais e empresas do agronegócio.
O evento contou com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro, da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e do presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro.
O banco vai operar com as taxas divulgadas no anúncio do Plano Safra do Ministério da Agricultura, ocorrido na semana passada. Pequenos produtores rurais, no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), terão juros que variam de 3% a 4,5% ao ano para operações de custeio.
Para os médios produtores rurais vinculados ao Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), as taxas de juros praticadas com custeio serão de 5,5% ao ano. Para os grandes produtores, a taxa será de até 7,5% ao ano.
“Esse momento é de agradecimento a todos que ajudam a construir brasil. O Brasil está de parabéns, venceremos sim. Que ao final do nosso mandato eu consiga entregar pais muito melhor que o que recebi em janeiro de 2019”, afirmou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na ocasião.
Safra tem recorde de liberação
No Plano Safra 2020/2021, o Banco do Brasil estima superar a marca de R$ 115 bilhões de desembolso, R$ 12 bilhões a mais do que o valor anunciado inicialmente. O vice-presidente de Agronegócios do BB, Renato Naegele, destaca os resultados recordes nos meses de abril (R$ 11,2 bi), maio (R$ 12 bi) e atribui o desempenho ao foco estratégico dado ao setor na atual gestão. “Com o BB mais forte no agro, vamos ampliar os recursos com todos os programas e desembolsar R$ 135 bilhões na safra 21/22”, estima.
Em maio deste ano, o BB atingiu a marca histórica de R$ 200 bilhões no volume da Carteira de Crédito de Agronegócios, o que corresponde a cerca de 54% de todo o crédito rural disponibilizado no sistema financeiro nacional.
De acordo com o ministro da Economia, Paulo Guedes, a “pandemia mostrou para o mundo a força brasileira”. “O Brasil manteve sinais vitais graças ao campo. O país conseguiu se alimentar e manter a exportação por causa do campo”, opinou.
Metrópoles
*Moses e Oscar Rodrigues prestigiam Convenção de James Bel e Filipão, em Martinópole*
Pires Ferreira se tornou o segundo município do Ceará que mais vacinou

A Prefeitura de Pires Ferreira, através da Secretaria de Saúde, vem se dedicando ao máximo para que toda a nossa população seja vacinada contra a Covid-19.
Graças a esta dedicação, Pires Ferreira se tornou o segundo município do Ceará que mais vacinou, onde foram 38% dos munícipes vacinados com a primeira dose e 12,13% com a segunda dose.
Este resultado, demonstra o comprometimento da Prefeitura com os cidadãos pires-ferreirenses.
Estamos vencendo esta dura batalha e em breve toda a população estará vacinada.
Instituto Butantan estuda criação de vacina única contra a gripe e a Covid-19
O Instituto Butantan está estudando a possibilidade de desenvolver uma vacina única contra a gripe e a Covid-19 com o objetivo de facilitar a imunização da população e reduzir custos logísticos dos processos.
De acordo com o instituto, o novo imunizante está em fase de prova de conceito e os primeiros resultados devem sair dentro de alguns meses.
No entanto, ainda não é possível precisar quando o imunizante estaria disponível para os ensaios clínicos. A principal vantagem de ter um imunizante único para as duas doenças é a otimização das campanhas de vacinação, uma vez que as pessoas só teriam que se dirigir aos postos de vacinação uma única vez e os grupos prioritários são parecidos, principalmente os idosos.
Além disso, os gastos do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, para que as vacinas cheguem à população seria reduzido.
A atual vacina da gripe produzida no Butantan utiliza três cepas do vírus da influenza e é chamada de é trivalente.
Já a nova vacina do instituto contra a Covid-19, a ButanVac, utiliza o vírus da doença de Newcastle geneticamente modificado para conter a proteína Spike do coronavírus de forma íntegra. Ambos os imunizantes utilizam ovos embrionados para sua produção.
A Butanvac recebeu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para realização de testes em humanos no início deste mês.
Agora, a proposta é a formulação dos quatro componentes juntos – a trivalente da gripe e a tecnologia usada na Butanvac.
“Se der certo, faremos um teste pré-clínico mais robusto, com maior volume de amostras”, afirma o diretor de produção do Butantan, Ricardo Oliveira.
O Butantan esclarece que vacinas combinadas já existem há muito tempo, mas até agora nenhuma delas envolve a imunização contra o vírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19.
“Precisamos avaliar como será a interação entre as proteínas para ver se uma vacina não atrapalha a resposta imunológica da outra”, diz Ricardo.
O anúncio da pesquisa da nova vacina foi feito na última sexta-feira (18) pelo presidente do instituto, Dimas Covas, em coletiva de imprensa.
“O Butantan está tentando colocar em uma fase adiantada de desenvolvimento uma vacina que seja única para a gripe e a Covid-19. É um desenvolvimento importante, pois, se conseguirmos, será a primeira vacina do mundo nesta condição”, disse Dimas.
CNN Brasil
Cariré: Prefeito e Presidenta da Câmara vistoriam obras no município.
50% dos municípios brasileiros têm taxa de ocupação de leitos de UTI acima de 90% nesta semana
Metade dos Municípios está com ocupação de leitos de UTI gerais e destinados à Covid-19 acima de 90%. Desses, 31% estão com ocupação acima de 95%. Já 15% afirmaram estar acima de 80%; 14% entre 60% e 80%; 8% abaixo de 60% de ocupação. Outros 13% não souberam responder. É o que aponta a 14ª pesquisa realizada semanalmente pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) para entender o panorama dos Municípios no enfrentamento da Covid-19. O levantamento ocorreu entre os dias 21 e 24 de junho, e ouviu 2.747 gestores municipais, 49% dos 5.568.
Com base nos dados da questão sobre as internações em UTIs por Unidade da Federação e Região, é possível observar que a situação mais crítica se apresenta no Sul e no Sudeste. O Estado do Mato Grosso do Sul, no entanto, no Centro-Oeste, é o que apresenta maior percentual de Municípios com ocupação acima de 95%.
A pesquisa também mostra que 94% dos Municípios iniciaram a vacinação por faixa etária, de pessoas abaixo de 60 anos sem comorbidades. Na semana passada, esse percentual era de 80%. Sobre a faixa etária em que o Município se encontra, 40% vacinam pessoas entre 50 e 55 anos nesta semana. Em seguida, o maior percentual é de vacinação de pessoas entre 45 e 49 anos, totalizando 28%. Outros 16% afirmaram estar na faixa acima de 55 anos; 13% entre 40 e 44 anos; 2% entre 35 e 39 anos; 1% entre 30 e 34; e menos de 1% abaixo dessas idades.
O andamento da vacinação de profissionais da rede pública municipal de educação também fez parte desta edição da pesquisa. Segundo 20% dos gestores, 100% desse público já recebeu pelo menos uma dose da vacina. Já 45% informaram que deram início, mas menos de 30% dos profissionais foram imunizados. Em 15% dos Municípios, a vacinação alcançou 70% dos profissionais; em 10%, chegou a 50%; em 5%, a 30%; e apenas 1% informou que a vacinação está prevista, mas ainda não iniciou. Não responderam 3% dos participantes da pesquisa.
Em relação ao número de novos casos de Covid-19, 28% apontaram aumento nesta semana; 39% afirmaram que se manteve estável; 30% queda; e 2%, um total de 62 Municípios, destacaram que não houve novos casos confirmados. Quanto ao óbito pela doença, 1.043 Municípios (38%) afirmaram não ter ocorrido nenhum caso. Já 20% apontaram aumento; 29% estabilidade; e 12% queda. Medidas restritivas de circulação de pessoas ou de atividades econômicas se mantêm em 76% das cidades.
Falta de doses e “kit intubação”
Pergunta recorrente na pesquisa realizada pela CNM, a falta de doses atingiu 709 Municípios, ou 26% do total pesquisado, nesta semana. Já 73% afirmaram que a vacinação ocorreu normalmente. Entre os que relataram a falta, 92% apontaram que ficaram sem imunizantes para aplicar a primeira dose. Já 19% afirmaram terem ficado sem vacinas para completar o esquema vacinal da população. Para a segunda dose, a Coronavac continua sendo a que apresenta a maior falta, tendo sido apontada por 74% dos gestores. A Astrazeneca faltou para 50% dos respondentes e a Pfizer para 20%.
No que se refere ao chamado “kit intubação”, 17% alertaram para o risco iminente de faltar medicamentos para o tratamento de pacientes graves internados em UTI. Já 71% dos gestores destacam não haver esse risco e 12% não responderam. O Sudeste e o Nordeste são as regiões mais afetadas. Na semana passada, o risco também atingia 17% dos Municípios respondentes. Nas semanas anteriores, os percentuais foram 24%, 25%, 23% e 16%.
Comitê de crise
Nesta semana, a CNM também perguntou aos gestores se o Município montou comitê de crise ou centro de operações em saúde para acompanhar e deliberar questões relativas às ações de enfrentamento. Segundo 83% dos gestores, essa estrutura está em funcionamento. Apenas 15% apontaram que não e 2% não souberam responder.
por robson pires
Prefeito de Ubajara busca em Brasilia apoio pro turismo do município
Renan diz que convocará Onyx para CPI e pode pedir prisão “por coação”
O senador Renan Calheiros (MDB) afirmou, na noite desta quarta-feira (23/6), que a CPI da Covid deverá convocar o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, para depor. O relator da comissão parlamentar de inquérito disse que pode pedir a prisão de Lorenzoni se ele continuar a ameaçar testemunhas do processo.
“Vamos pedir a convocação dele e, se ele continuar a coagir a testemunha, vamos requisitar a prisão dele”, disse o senador, entrevista à Globonews.
Em entrevista coletiva, o ministro acusou o deputado Luis Miranda (DEM-DF) de mentir à CPI sobre irregularidades na compra da Covaxin, e anunciou que a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) foram acionadas para investigar o político e seu irmão, Luís Ricardo, chefe de importação do Departamento de Logística em Saúde do Ministério da Saúde.
Luis Miranda afirmou, em entrevista ao jornal O Globo, que se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e alertou sobre suspeitas de corrupção envolvendo a aquisição da Covaxin, vacina indiana contra a Covid-19.
“Deputado Luis Miranda, Deus tá vendo. Mas você não vai se entender com Deus só não. Vai se entender com a gente também…”, disse Lorenzoni.
Miranda também pediu a prisão do ministro, conforme revelado pela coluna de Guilherme Amado, no Metrópoles. “Solicitei que a CPI peça a prisão do Onyx por coação de testemunha”, afirmou.
Metropóles
Veja como votaram os parlamentares cearenses pela desestatização da Eletrobras
Após analisar 28 emendas do Senado, a Câmara dos Deputados concluiu a votação da Medida Provisória 1031/21, que viabiliza a desestatização da Eletrobras, estatal vinculada ao Ministério de Minas e Energia que responde por 30% da energia gerada no País. A votação aconteceu na segunda-feira (21). A matéria foi enviada à sanção presidencial.
No Ceará, oito deputados federais foram a favor da privatização:
AJ Albuquerque
Aníbal Gomes
Capitão Wagner
Domingos Neto
Dr. Jaziel
Genecias Noronha
Heitor Freire
Júnior Mano
Contra a privatização:
André Figueiredo
Célio Studart
Danilo Forte
Idilvan Alencar
José Guimarães
Odorico Monteiro
Em obstrução:
Eduardo Bismarck
José Airton
Leônidas Cristino
Luizianne Lins
Moses Rodrigues
Totonho Lopes
Ausentes:
Pedro Bezerra
Vaidon Oliveira
por sobral em revista
Vereadora Socorrinha Brasileiro recebe as chaves do prédio que abrigará gabinetes dos vereadores
A presidenta da Câmara de Vereadores de Sobral, Socorrinha Brasileiro, já está de posse das chaves do prédio do Instituto Vale do Acaraú (...

-
No dia de ontem, 17 de janeiro, terça-feira, completou 22 anos da partida de Cesário Barreto. ex-prefeito e Líder politico na ci...
-
Há um ano atrás, os servidores de Reriutaba encerravam o ano de 2020 com manifestações para tentar receber aquilo que lhes é de direito:...
-
Por determinação do Prefeito, Renê Vasconcelos, o Balneário do Boi Morto, ponto turistico do municipio de Ubajara, recebeu melhorias reali...