FORQUILHA: Raimundo MALAQUIAS x Edmundo PITBUL - Por Oliveira Domingos



Quando findar seu mandato, Gerlásio Loiola terá realizado o sonho de seu pai Zé Gerardo, e passado o bastão de tabela, para um dos velhos adversários da política forquilhense. Guida Prado é nora de Raimundo Malaquias e Ednardo Filho é sobrinho de Edmundo Júnior. Quer dizer: MALAQUIAS e PITBUL vão se enfrentar de novo na política do gancho.


Pra mim fica fácil falar de Raimundo Azevedo Prado e de Edmundo Rodrigues Jr. Trabalhei com os dois, e posso contar história desses dois políticos que só eu mesmo sei. História de que, por exemplo em uma das famosas “enxaquecas” do Raimundo, levei esse recado para seu vice-prefeito, Edmundo Júnior.” Diga o homem lá que meu candidato é meu sobrinho, o Expeditinho”. Era véspera de eleição e Raimundo Prado estava no final de mandato. Esse “recadinho” mudou pra sempre a política do gancho.

Por ser vice de Malaquias, Edmundo achava que seria o preferido do prefeito. Fui então a Fazenda Sabonete, onde morava Edmundo. Na mesa, um litro de whysky red label. A fábrica de castanha estava funcionando. As castanheiras tinham acabado de levar um peru para a seia de Natal. Sentei, tomamos uma dose de red, e lá se foi a mensagem: “Edmundo, portador num merece pancada. O Raimundo disse que o candidato dele é o Expedito”. Foi mesmo que dar um chute nos “culhões” de Edmundo. Em seguida um murro forte na mesa, e a previsão:” Eu vou ser prefeito de Forquilha”.

O resto da história todo mundo sabe. Levado pelos ventos da mudança, Edmundo virou prefeito derrotando o Expeditinho, que era o coelho na época. Por conta de eu ter ficado do lado do Edmundo, Expeditim quando secretário de finanças da prefeitura, havia me enganado, eu diretor da rádio Pioneira à época, quase fui as vias de fato com Régis Prado lá no Caracará, na casa do seu Zé Amaro, pai de Guida. Era festejo de São Francisco.

Teve discussão forte, garrafas nas mãos. Tempo ficou quente. Turma do deixa disso, acabou com o fuá. Régis Prado dizia, que quem prestasse assessoria pra prefeitura tinha de ser Raimundo Azevedo Prado Futebol Clube. Eu já tinha feito a opção. Haviam muitos radialistas trabalhando pra prefeitura. Edmundo quis ficar com o “nego”. Foi aí onde Raimundinho me disse. “Meu filho, gosto muito de você. Pense bem no que você tá fazendo. O homem lá é liso”.

O tempo passou e eis Raimundo Prado e Edmundo Júnior na berlinda politica de novo. Guida Prado vai ter esse problema pra resolver. Disvincular sua imagem do sogro. Já Ednardo Filho apregoa novos tempos para Forquilha. Seu tio, o ex-prefeito Edmundo PITBUL é seu forte cabo eleitoral. Como disse no começo. Eu posso contar história da política do Forquilha.

Vereadora Socorrinha Brasileiro recebe as chaves do prédio que abrigará gabinetes dos vereadores

  A presidenta da Câmara de Vereadores de Sobral, Socorrinha Brasileiro, já está de posse das chaves do prédio do Instituto Vale do Acaraú (...