O deputado federal Danilo Forte foi recebido na tarde de quarta-feira, dia 20, pelo Ministro da Justiça Alexandre Morais para buscar apoio que contribua na superação da grave crise na segurança pública em que se encontra o Ceará e assim reforçar os pedidos feitos pelo governador Camilo Santana àquela pasta.
Fortaleza ocupa o primeiro lugar no ranking das cidades mais violentas do Brasil com o maior número de homicídios por habitantes. Há, segundo Danilo Forte, uma guerra deflagrada no município que precisa de investimento em recursos humanos e materiais para ser adequadamente enfrentada.
O ministro afirmou que 11 técnicos serão destacados para o treinamento de agentes, assim como também garantiu a liberação de armamentos do tipo elastômero, reforçando as policias do estado. Alexandre Morais adiantou ao deputado que está cadastrando policiais militares inativos para a Força Nacional; esse novo contingente será um reforço substancial para a segurança dos estados brasileiros.
Croatá
Aproveitando a oportunidade, o deputado alertou o ministro sobre risco de aumentar ainda mais a falta de segurança do estado desde a retirada do posto de fiscalização da PRF na BR 222, altura de Croatá, que foi transferido para rodovia Umirim – Itapipoca; ele fez um apelo para que aquela área volte a ser devidamente fiscalizada tendo em vista que é a entrada da capital, área preferencial de circulação do tráfico de drogas. Alexandre Morais já mobilizou sua assessoria para verificar o que ocorreu e providenciar a solução.