
O caso
Matheus Pires, de 19 anos, foi vítima de racismo em um condomínio em Valinhos, cidade do interior de São Paulo. Gravada, a agressão viralizou nas redes sociais e comoveu o país.
Nas imagens, o agressor, identificado como Mateus Abreu Almeida Prado Couto, aparece xingando e humilhando o entregador de aplicativo.
O Metrópoles apurou que a ocorrência teve início quando o jovem comentou com o cliente que motoboys reclamam da forma hostil como são tratados toda vez que vão à casa dele fazer qualquer tipo de entrega.
“Você nem tem onde morar. Você tem inveja disso daqui [diz apontando para a cor do braço]. Eu pedi para ele [Matheus Pires] sair fora daqui, e não saiu fora. Moleque, moleque, você tem inveja disso daqui, você tem inveja dessas famílias aqui”, diz o homem, ao apontar para as casas do condomínio.
O entregador, que usava máscara facial — ao contrário do agressor —, responde: “Eu posso ter a mesma coisa que o senhor. Quem te deu isso daqui? Foi seu pai?”. Em seguida, o contabilista aumenta o tom de voz: “Você nunca vai ter” e chama Matheus de semianalfabeto e mentiroso.
Amplamente amparado nas redes sociais, o jovem já acumula 1,6 milhão de seguidores no Instagram.
Assista ao momento da agressão:
*Metrópoles