Salmito apresenta relatório do Ipece sobre estudo das regiões do Estado

Deputado Salmito


O deputado Salmito (PDT) apresentou, no primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (19/09) um estudo sobre as 14 regiões do Estado, produzido pelo Instituto de Pesquisa e Estratégias Econômica do Ceará (Ipece), para a Comissão Especial de Desenvolvimento Regional das Regiões de Planejamento do Estado do Ceará.

O parlamentar destacou item da pesquisa, realizada em 2015, sobre a questão da formalidade dos empregos no Estado. Para o deputado, o maior anseio da população cearense é o “desejo de ter emprego e renda”.

Salmito acrescentou, de acordo com os dados do Ipece, que 70% dos empregos formais se concentram em Fortaleza e na Região Metropolitana, ficando em primeiro lugar neste índice de desenvolvimento. Enquanto isso, as regiões do Cariri e Sobral ocupam a segunda e terceira posição, ficando com 7% e 4%, respectivamente.

“Esse é um dado grave e alarmante que representa a desigualdade no desenvolvimento regional e que serve de parâmetro para chamar atenção ao que ainda precisa avançar no Estado”, disse.

O parlamentar destaca que esse desequilíbrio é prejudicial, principalmente, para os municípios que assumem uma responsabilidade e demanda maior do que podem comportar. No entanto, reconhece que o trabalho realizado, nos últimos 10 anos pelo Governo Estadual é de grande esforço para transformar esta realidade. “Cada equipamento público criado pelo Governo do Estado é um indutor de desenvolvimento”, acrescenta.

Em aparte, o deputado Dr. Carlos Felipe (PCdoB) parabenizou a fala do correligionário e acrescentou que o documento produzido pelo Instituto servirá de norte para o incentivo de políticas públicas voltadas para regiões pouco desenvolvidas, como por exemplo, os municípios do Sertão Central e da região dos Inhamuns. “Esse olhar de desenvolvimento regional poderá vir através de grandes obras, com abertura de estradas e criação de campus universitários nos interiores”, acrescenta.

O deputado Oriel Nunes (PDT) também parabenizou o deputado Salmito por ele pensar no desenvolvimento regional do interior do Estado, através da sua participação na presidência da Comissão Especial. "Muitas vezes, as prefeituras vivem como pedintes, com pires nas mãos, em busca de recursos que nunca chegam, por isso, ressalto o trabalho do colega e a importância deste documento pois é, através dele, que buscaremos melhorias”, declarou.

*AL

Vereadora Socorrinha Brasileiro recebe as chaves do prédio que abrigará gabinetes dos vereadores

  A presidenta da Câmara de Vereadores de Sobral, Socorrinha Brasileiro, já está de posse das chaves do prédio do Instituto Vale do Acaraú (...