 |
Solenidade de ordem de serviço da obra, em 09 de setembro de 2018 |
Como todos sabem, o prefeito de Guaraciaba, Dr. Adail Machado está com obras de construção do Mercado Público de Várzea dos Espinhos. Dr. Adail trabalha demais, toda semana tem inauguração de obras em Guaraciaba, é incrível, coisa nunca antes vista na história deste município. Conheça a história de Gonçalo Amaral Ribeiro abaixo, o morador de Várzea que mais lutou por este mercado.
Uma obra que irá proporcionar um espaço mais confortável e acessível a população, colaborando com o desenvolvimento comercial do município.
O prefeito Adail tem se dedicado a atender as mais diversas demandas do município, desde áreas fundamentais como saúde, educação e infraestrutura, como também na realização de ações que visem melhorar o desenvolvimento comercial e turístico do município, como será o caso deste novo mercado
Pois bem, o nome do Mercado se chamará Gonçalo Amaral Ribeiro, que foi o doador do terreno para sua construção. No momento, no distrito existe uma filha dele, a sra. Maria Amaral Ribeiro, professora aposentada. O restante dos filhos moram em outros estados e cidades.
BIOGRAFIA DE GONÇALO AMARAL RIBEIRO, VÁRZEA DOS ESPINHOS
Gonçalo Amaral Ribeiro nasceu no dia 06 de outubro de 1911, em Várzea dos Espinhos, distrito de Guaraciaba do Norte - CE, e faleceu em 26 de dezembro de 2000, em Carnaubal - CE, apesar de ter vivido a maior parte do tempo na localidade onde nasceu.
 |
Gonçalo Amaral Ribeiro, doador do terreno |
Filho de Antônio Ribeiro do Amaral e Raimunda Maria de Mesquita e neto do coronel Florêncio Ribeiro do Amaral, pessoa muito influente na região, e que, inclusive, doou o terreno para a construção da igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, da casa paroquial e do cemitério, sendo também o fundador da localidade.
Senhor Gonçalo Amaral, como era chamado, casou-se em 1936 com Vitalina Pinto do Amaral e com ela teve 16 filhos, dos quais apenas 8 chegaram a fase adulta, sendo 5 homens e 3 mulheres.
Ele sempre foi uma pessoa muito sonhadora e um dos seus maiores sonhos era ser motorista de caminhão, sonho esse que não demorou para ser realizado, pois o seu irmão, Antão Ribeiro Amaral, empresário bem-sucedido em São Luís, capital do Maranhão, o convidou para trabalhar com ele.
Depois de muito esforço, em 1939, tirou sua habilitação e no ano seguinte, 1940, comprou um caminhão da marca CHEVROLET, cor azul e regressou a sua terra natal.
O seu caminhão foi o primeiro que surgiu na região. Naquela época, foi uma novidade de grande serventia para a população, pois foi utilizado como meio de transporte, trazendo benefícios para a comunidade.
Sr. Gonçalo, apaixonado pela profissão que sempre idealizou, era um homem bem-humorado, gostava de contar piadas e prosas para divertir seus passageiros.
Gostava de música e realizava festas em sua residência ao som da banda de música que tanto amava.
Em 1941, trouxe o primeiro rádio, o que despertou a curiosidade de muitos e levou muita diversão para sua família e vizinhos, haja vista que, à noite, esses se reunião para ver e ouvir uma “maletinha” que falava e tocava.
No ano subsequente, 1942, a novidade foi uma vitrola que causou espanto e admiração aos moradores de Várzea dos Espinhos.
Como representante do distrito, Sr. Gonçalo Amaral interessava-se por melhorias para a sua comunidade, como exemplo, os primeiros postes de iluminação foram trazidos por ele, sendo a luz gerada através de um gerador de energia movido a óleo diesel.
Na época dos festejos da padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o seu caminhão também era de grande serventia, pois nele era transportada a banda de música que animava a festa, bem como fazia o translado do padre que vinha presidir as missas.
Ainda interessado em trazer avanços para Várzea dos Espinhos, Sr. Gonçalo Amaral idealizava a construção de um Mercado Público no qual cada interessado tivesse o seu ponto comercial.
Apesar de que, em meados da década de 60, realizou a 1ª Feira Livre do distrito, sendo isso uma iniciativa precípua de fomentar a economia local.
Logo então, o sonho do Mercado Público começou a tomar forma em 1963 quando doou o terreno para construí-lo.
No entanto, em 1970, mudou-se para a cidade de Carnaubal, onde residiu até a data do seu falecimento, conforme citado anteriormente.
Todavia, em nome da família Amaral e em memória ao Senhor Gonçalo Amaral, idealizador desse Mercado Público, agradecemos a iniciativa da população e, em especial, ao Senhor Prefeito, Dr. Adail Machado, pela construção deste prédio público que tem como objetivos gerar mais renda para a comunidade da Várzea dos Espinhos.
Raimunda Maria Amaral Ribeiro Martins
Autora e neta do Sr. Gonçalo Amaral Ribeiro
Mylena Amaral de Sousa
Coautora e bisneta do Sr. Gonçalo Amaral Ribeiro
Maria Amaral Ribeiro
Colaboradora e filha do Sr. Gonçalo Amaral RibBebel
por blog do Professor Bebel