TJCE registra maior índice de julgamentos em ações de violência doméstica entre os tribunais do país

TJCE registra maior índice de julgamentos em ações de violência doméstica entre os tribunais do país
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) registrou o maior índice de atendimento de processos relacionados à violência doméstica e familiar contra a mulher entre os tribunais do país em 2017. Segundo relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulgado nesta segunda-feira (19), o órgão cearense julgou 17.257 processos da Lei Maria da Penha no ano passado.
A taxa de atendimento à demanda no TJCE foi de 239% dos processos. Além disso, o órgão recebeu 7.224 novas ações judiciárias de violência contra mulher. Ou seja, a quantidade de decisões proferidas pelos juízes do estado foi mais do que o dobro de novos casos recebidos.
A pesquisa do CNJ, intitulada “O Poder Judiciário na Aplicação da Lei Maria”, mostrou ainda que os tribunais de justiça da Bahia e do Pará tiveram 233% e 208% dos processos atendidos, respectivamente. Outros onze tribunais do país ficaram com taxa de julgamento acima de 100%.
Com relação à redução da taxa de congestionamento, o TJ do Ceará ocupa a segunda colocação no país (50%), ficando atrás somente do TJ do Distrito Federal (46%), entre os tribunais de médio porte. O órgão do judiciário estadual ainda conta com 18.587 casos de violência doméstica pendentes de julgamento.
Conforme o Conselho Nacional de Justiça, o índice de resolução dos processos foi observado após os órgãos do judiciário nacional investirem no atendimento a vítimas de violência doméstica e na tramitação dos processos dentro da Justiça.
O CNJ apontou que foram julgados 540 mil autos dessa natureza em todo país. O número é 88 mil a mais do que em 2016.
Com informação do G1

Vereadora Socorrinha Brasileiro recebe as chaves do prédio que abrigará gabinetes dos vereadores

  A presidenta da Câmara de Vereadores de Sobral, Socorrinha Brasileiro, já está de posse das chaves do prédio do Instituto Vale do Acaraú (...