Em dezembro de 2021, o Brasil registrou o maior consumo de energia para o último mês do ano, desde em 2004, quando teve início a série histórica da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
O dado foi divulgado nesta terça-feira (1) pela estatal, puxado pela alta de consumo nos setores comercial (5,6%) e industrial (3,9%).
O consumo geral foi de 42,9 mil gigawatts, o que representa um aumento de 2% em relação ao mesmo período de 2020. Dezembro foi também o segundo mês de maior consumo de 2021, atrás apenas de março.
No período, o consumo residencial apresentou queda de 3,1%. De acordo com a “Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica” da EPE, o fenômeno é uma decorrência do clima mais úmido e de temperaturas mais amenas que o esperado registradas em parte das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
A empresa destacou ainda que o aumento apresentado pela classe comercial foi puxado pelo consumo da Black Friday e pelos serviços prestados às famílias, e se refletiu nos 26 estados e no Distrito Federal.