


A Justiça de Goiás autorizou prisão domiciliar, a partir desta sexta-feira (26), para a modelo conhecida como “Barbie do Crime”, condenada por aplicar golpes na internet. Bruna Cristine Menezes de Castro, de 31 anos, volta para casa, usando tornozeleira eletrônica, um dia depois de se apresentar em juízo por ter a prisão decretada em razão de descumprir medidas impostas em sua pena.
Depois de vender celulares a duas pessoas e nunca entregar os produtos, a modelo foi condenada, em setembro de 2015, a 1 ano e 9 meses de reclusão pelo crime de estelionato.
A pena foi transformada em prestação de serviços comunitários, com pagamento de multa de 10 salários mínimos. No entanto, a “Barbie do crime” não cumpriu a decisão judicial nem compareceu a sete audiências marcadas para que ela apresentasse motivos.
A mulher mantinha perfis nas redes sociais de venda de produtos importados e aplicava golpes em Goiás. Segundo a decisão, ela também é investigada no Distrito Federal, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Metrópoles
O município de São José dos Campos, no interior de São Paulo, foi escolhido pela Universidade Espacial Internacional para receber o “Space Studies Program (SSP)” em 2023. Trata-se de um dos maiores programas espaciais do mundo, e a cidade será a primeira do Brasil a receber a iniciativa.
Na América do Sul, apenas a cidade de Valparaíso, no Chile, já sediou uma edição do programa, em 200o. As informações foram divulgadas pela CNN Brasil nessa quinta-feira (25).
O programa contará com painéis de astronautas, palestras, competições de robôs, lançamento de foguetes, entre outras atividades focadas na popularização da ciência e atividades espaciais. A iniciativa deve durar dois meses e prevê reunir instituições e empresas do setor espacial, além de criar oportunidades para a formação de acordos comerciais e cooperações internacionais.
Cerca de 300 profissionais de mais de 20 países diferentes participarão do evento. O programa, que começou em 1987 no Massachusets Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, conta com parceria da prefeitura do município, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
por robson pires
O Brasil terminou 2020 com 13,9 milhões de pessoas desempregadas, o que corresponde a uma taxa de desocupação de 13,9% no último trimestre do ano. No mesmo período de 2019, o percentual era de 11%.
A perda de postos de trabalho foi impulsionada pela pandemia de covid-19, que impactou a economia ao restringir o fluxo de pessoas. Apesar da alta em comparação com 2019, a taxa de desemprego caiu 0,7 ponto percentual em relação ao 3º trimestre de 2020, quando estava no pico anual, em 14,6%.
O Brasil terminou 2020 com 13,9 milhões de pessoas desempregadas, o que corresponde a uma taxa de desocupação de 13,9% no último trimestre do ano. No mesmo período de 2019, o percentual era de 11%.
A perda de postos de trabalho foi impulsionada pela pandemia de covid-19, que impactou a economia ao restringir o fluxo de pessoas. Apesar da alta em comparação com 2019, a taxa de desemprego caiu 0,7 ponto percentual em relação ao 3º trimestre de 2020, quando estava no pico anual, em 14,6%.
A equipe da Universidade de Oxford que criou a vacina contra a Covid-19, no Brasil, é fabricada pela Fiocruz, iniciou uma pesquisa para descobrir se o imunizante poderia ser tomado em forma de pílula. Este avanço poderia tornar os programas de imunização mais rápidos, baratos e difundidos.
De acordo com a professora Sarah Gilbert, principal profissional por trás da criação da vacina desenvolvida em parceria com o laboratório AstraZeneca, um imunizante via spray nasal também poderia ser uma novidade que revolucionaria a corrida por vacinas de “segunda geração”.
Ela explicou que a via intramuscular, meio pelo qual todas as vacinas contra a Covid-19 estão sendo administradas — não é necessariamente a melhor forma de fornecer proteção contra uma infecção por vírus respiratório. E afirma que a intenção da imunização é ativar o sistema imunológico no trato respiratório superior e, em seguida, no trato respiratório inferior, que é onde o vírus está causando a infecção. Gilbert cita que algumas vacinas contra gripe são aplicadas por spray nasal e diz que esta poderia ser uma abordagem “muito boa” para combater o coronavírus no futuro.
Também é possível considerar a vacinação oral, em que você toma um comprimido que vai lhe dar a imunização, e isso teria muitos benefícios para o lançamento da vacina se você não tivesse que usar agulhas e seringas para as pessoas — afirmou a professora da Universidade de Oxford.
Gilbert disse aos parlamentares britânicos na quarta-feira que sua equipe começou a avaliar as duas abordagens. No entanto, ela afirmou que estas novas vias de aplicação vão demorar para serem desenvolvidas. Informou também que elas precisarão ser testadas quanto à segurança e eficácia, porque as “respostas imunológicas que serão geradas por ambas as abordagens serão um pouco diferentes daquelas que obteremos com uma injeção intramuscular”.
“Mas elas têm vantagens potencialmente grandes, e é aí que vamos concentrar nossa atenção”, afirmou.
por robson pires
Governadores do Nordeste se posicionaram contra a desvinculação das receitas constitucionalmente destinadas a ações e serviços públicos de saúde e a manutenção e desenvolvimento do ensino.
A proposta, presente na PEC Emergencial, deve ser votada nesta quinta-feira pelo Senado.
Em nota, o Fórum dos Governadores do Nordeste diz que a vinculação constitucional fundamenta a garantia do direito à educação e à saúde, “direitos sociais imprescindíveis à materialização do Estado Democrático de Direito e à consecução dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil”.
“No momento em que vivenciamos um agravamento da crise sanitária, em que milhares de famílias brasileiras choram a perda de entes queridos, em que milhões de brasileiras e brasileiros desempregados e desamparados clamam pelo auxílio do Estado brasileiro, consideramos que não cabe ao Parlamento protagonizar um processo desconstituinte dos direitos sociais, sob o pretexto de viabilizar o retorno do auxílio emergencial”, diz o texto.
Segundo os governadores, a prioridade máxima de todo o Brasil deveria ser “garantir um processo de vacinação em massa da população, fortalecer o Sistema Único de Saúde para suportar o agravamento da crise sanitária” e “viabilizar um auxílio emergencial que garanta a subsistência das famílias afetadas pelos impactos econômicos da crise”.
VEJA
O ex-presidente do Senado Davi Alcolumbre (DEM-AP) foi eleito presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa. Seu nome foi escolhido por aclamação, quando não há contagem de votos. Seu mandato é para o biênio 2021-2023. O senador Antonio Anastasia (PSD-MG) foi eleito vice-presidente.
A CCJ é considerada a mais importante das comissões do Senado. A ela cabe julgar a constitucionalidade dos projetos. Também é ela que analisa as PECs (propostas de emendas à Constituição). Além disso, cabe ao colegiado deliberar sobre criação de Estado, estado de defesa, estado de sítio e intervenção federal, entre outras atribuições.
É a CCJ que analisa as indicações do presidente da República para o STF (Supremo Tribunal Federal). Em 2020, por exemplo, aprovou o nome do ministro Nunes Marques para substituir Celso de Mello na Corte.
por robson pires
A Frente Nacional de Prefeitos anunciou que vai criar um consórcio de municípios para comprar vacinas contra a Covid-19 diretamente das farmacêuticas.
Ontem (23), o STF formou maioria para importação de vacinas sem aval da Anvisa. E o Senado deve votar ainda nesta semana o projeto de lei que permite a compra de vacinas por empresas, estados e municípios.
A entidade que representa os prefeitos disse que “a iniciativa não tem o propósito de se sobrepor às negociações em vigor com governo federal”.
“Serão exclusivamente para a aquisição de imunizantes que não estejam no escopo do Ministério da Saúde.
O Antagonista
Nos primeiros 54 dias de 2021, o número registrado de mortes por Covid-19 no Amazonas já ultrapassou o total do ano passado. O estado enfrenta, desde janeiro, a segunda onda da doença.
Até esta terça-feira (23), já foram registradas 5.288 mortes por Covid só neste ano, porém parte delas ocorreu no ano passado e foi diagnosticada após investigação. De março a dezembro de 2020, foram registrados 5.285 óbitos.
A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), responsável por esse monitoramento, divulga diariamente o número de mortes por Covid que ocorreram nas últimas 24 horas, além daquelas que foram diagnosticadas dias após o óbito. Por isso, a diferença entre o registro e a ocorrência de mortes.
Desde o começo da pandemia até esta terça, 10.573 pessoas morreram no estado com a doença. O número casos confirmados passa de 309 mil.
por robson pires
![]() |
Pesquisadores franceses informaram que testes rápidos para detectar o coronavírus estarão disponíveis em smartphones em pouco tempo.
O teste utiliza um fragmento do anticorpo chamado nanocorpos dos camelídeos. Esse fragmento do anticorpo é inserido em eletrodos que, ao entrar em contato com a proteína que reveste o novo coronavírus, sofre uma alteração na corrente elétrica. Isso faz com que o sistema consiga detectar a presença ou não do coronavírus.
O aparelho é como se fosse um USB com sensor que deve ser conectado no celular. Para fazer o teste a pessoa deve coletar uma amostra nasal, como a do exame RT-PCR.
A amostra deve ser colocada em contato com o sensor do aparelho para a corrente elétrica ser mostrada na tela do celular. Dependendo da intensidade do sinal do paciente é possível detectar se o resultado é positivo ou negativo.
por robson pires
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta terça-feira (23) para manter a decisão do Ministro Ricardo Lewandowski que permitiu a estados e municípios a compra de vacinas que já têm a aprovação de entidades sanitárias internacionais de renome, ainda que ainda não estejam registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Por Robson xerife
A China espera aumentar a produção das suas vacinas para 2 bilhões de doses, este ano, e 4 bilhões até 2022, um plano ambicioso que visa a converter o país no maior fornecedor das nações em desenvolvimento. Citado pela imprensa local, o presidente da Associação da Indústria das Vacinas da China, Feng Duojia, estimou que os 4 bilhões de doses vão cobrir até 40% da procura global.
A China já distribuiu doses das suas vacinas em 22 países em desenvolvimento e prestou assistência a 53, número que continuará a crescer, à medida que Pequim fechar mais acordos com países africanos, segundo dados do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China.
O laboratório estatal Sinopharm já distribuiu 43 milhões de doses da sua vacina, entre as quais 34 milhões foram administradas no país asiático, cuja campanha de vacinação está reduzida, por enquanto, a imunizar grupos considerados de alto risco de infecção, segundo a cadeia de televisão CCTV.
por robson pires
Os parlamentares estaduais da Virgínia aprovaram, na segunda-feira (22), o projeto de lei em definitivo que acaba com a pena de morte no Estado que mais executou condenados na história americana.
O projeto agora segue para avaliação do governador democrata Ralph Northam, que já disse que a sancionará, tornando a Virgínia o 23.º Estado americano a impedir as execuções. A Assembleia Legislativa do Estado tem maioria democrata.
“Há uma percepção de que é hora de acabar com essa prática desatualizada que tende a causar mais danos aos familiares das vítimas do que nos fornecer qualquer conforto ou consolo”, disse Rachel Sutphin, cujo pai, Eric Sutphin, foi morto a tiros em 2006 enquanto trabalhava para o xerife do Condado de Montgomery.
A Virgínia já executou quase 1,4 mil pessoas desde seus dias como colônia, de acordo com o Centro de Informações sobre Pena de Morte. Desde que a Suprema Corte restabeleceu a pena de morte em 1976, o Estado fez 113 execuções, ficando atrás apenas do Texas.
Os republicanos se mostraram preocupados e disseram que há alguns crimes tão hediondos que os perpetradores merecem ser executados. Acabaram sendo vencidos.
Apenas duas pessoas permanecem no corredor da morte na Virgínia. Anthony Juniper foi condenado à morte em 2004 pelo assassinato de sua ex-namorada, dois de seus filhos e seu irmão. Thomas Porter foi condenado à morte pelo assassinato de um policial de Norfolk em 2005.
A revogação da pena capital no Estado converteria suas sentenças em prisão perpétua sem liberdade condicional.
por robson pires
A presidenta da Câmara de Vereadores de Sobral, Socorrinha Brasileiro, já está de posse das chaves do prédio do Instituto Vale do Acaraú (...