Foi abordado a importância de se tratar sobre o assunto, que se alastra entre os jovens como uma epidemia silenciosa. Lucinaura falou de como a dor de ter perdido uma filha por meio de suicídio se transformou em força para ajudar famílias que passam pela mesma situação e de como o Instituto Bia Dote tem atuado para dar esse suporte.
O vereador Daniel Lima falou da importância da criação de políticas públicas efetivas e permanentes de prevenção do suicídio, sugeriu a criação de um comitê municipal de prevenção do suicídio e que apresentará ao Poder Executivo municipal um projeto para implantação de um plano municipal de prevenção do suicídio.
Além dos alunos, participaram o mantenedor do Instituto Bia Dote, Tadeu Dote Sá; o diretor da EEEP Juca Fontenele, Décio Sabi; o médico Dr. Lima; a vereadora e assistente social Lucinete Brito; técnicos da Secretaria Municipal de Saúde; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francisco José e membros da sociedade civil.
O Instituto Bia Dote
O Instituto Bia Dote é uma organização sem fins lucrativos que trabalha com a prevenção do suicídio e a valorização da vida. O Instituto surgiu da vontade de prestar uma homenagem a Bia Dote. A partir dos sentimentos vividos após sua partida, familiares e amigos uniram-se na intenção de ajudar a fazer o tema do suicídio, ainda um tabu, emergir como discussão necessária à sociedade e contribuir na mudança de uma realidade delicada e velada, mas nunca distante.
Nos seus nossos espaços e percursos, buscam não só conferir visibilidade, debater, desmistificar e conscientizar sobre o tema do suicídio junto à sociedade, mas também ser abrigo a quem precisa. Procura atuar na criação e consolidação de redes de apoio e de valorização da vida, proporcionando aos indivíduos espaços de acolhimento, suporte psicológico e trocas de experiências e meios para lidar com sentimentos como a dor e o luto.
Atuação do Instituto
Pela manhã, o vereador Daniel Lima e Lucinaura Diógenes concederam entrevista ao radialista Erivaldo Silva, da Serra Verde FM de Viçosa do Ceará.
Conheça o Instituto Bia Dote: www.institutobiadote.org